Preparar a chegada de um novo gatinho

Guia do gatinho

Quando trazemos para casa um novo gatinho, devemos preparar a sua chegada para que a adaptação seja feita da melhor forma. No início é normal que o gatinho se sinta um pouco estranho, apreensivo e/ou curioso. Recomendamos que use a transportadora, que usou para o trazer, como cama nos primeiros tempos. Não faça movimentos bruscos, use um tom de voz calmo e confiante e deixe que o seu gatinho defina o seu próprio ritmo. Nesta primeira fase o gatinho poderá querer esconder-se em locais de difícil acesso. Evite o acesso a esses locais até o sentir mais confortável. Caso tenha animais, falaremos noutro artigo sobre a introdução do novo gatinho nestas situações.

Como preparar a chegada do novo gatinho?

1. CAIXA DE AREIA

Escolher a caixa de areia, a areia/ sílica e o local certos é importante para bons hábitos de higiene do seu gato. Hoje encontramos muitos tipos de caixa de areia, no entanto, as fechadas apresentam boas vantagens quando comparadas com as abertas, uma vez que minimizam o odor e principalmente evitam que o gato espalhe a areia para fora da caixa (neste caso estes benefícios são para o tutor). A grande desvantagem apontada é que não são tão rápidas a limpar, o tamanho tem que ser adaptado ao tamanho do animal e de acordo com algumas pesquisas, a maioria dos gatos acaba por preferir caixas grandes, descobertas com espaço.

Independentemente da escolha do tipo de caixa de areia, devemos escolher bem o local onde a vamos colocar. Este deve ser silencioso, numa zona com pouca passagem e longe de onde o gato come e bebe.    

A limpeza da caixa de areia deve ser regular, muitos dos gatos recusam-se a usar uma caixa de areia suja, chegando a fazer noutro local.

2. TAÇAS DE COMIDA E ÁGUA

As melhores taças para a comida e água são as de cerâmica ou vidro porque não absorvem cheiros e são mais duráveis, não se degradando como as de plástico.

Nota: pensa-se que os gatos tendem a preferir taças mais planas uma vez que nas taças mais fundas, tocam com os bigodes na taça, causando desconforto.   

A taça da água e a da comida resultam melhor se separadas, até porque os gatos vão preferir beber a água de locais diferentes e variados. De acordo com a sua natureza, é normal o gato gostar de beber água corrente. Uma fonte de água pode ser uma boa solução.  

Nota: considere um tapete para colocar debaixo das taças e evitar que deslizem enquanto o gato as usa.

3. LOCAL PARA DORMIR

Comprar camas bonitas e fofinhas acaba por ser menos importante do que escolher um local seguro, quente e confortável para o gatinho dormir. A maioria dos gatos escolhe um sítio que seja quente, ensolarado e tranquilo para dormir.

4. BRINQUEDOS/ ACESSÓRIOS

Os gatinhos adoram subir, trepar, saltar, arranhar coisas pela casa! Isto não é apenas por diversão e aventura, mas são comportamentos instintivos, relacionados com as suas habilidades de caça (ou seja, encontrar um ponto alto para observação) e segurança (ou seja, fugir de predadores). Escadas, cortinas, móveis, as suas pernas – tudo serve para trepar. Para promover estes comportamentos de forma segura, existem acessórios e brinquedos próprios, como arranhadores, torres altas, árvores artificais para gatos, paredes de escalada ou até construir na sua casa um espaço para o efeito.

Leia Também

Plano de Vacinação

Vacinar um animal é sempre uma medida preventiva que poderá evitar uma doença em vez de a tratar. No caso dos gatos é importante certificar-se do seu estado...

LER MAIS